A Dizinha Linux foi uma distribuição linux brasileira especialmente desenvolvida para computadores antigos.
História
A Dizinha Linux foi uma das primeiras distribuições Linux baseadas no Kurumin Linux. Desenvolvida por um heavy userdo Kurumin conhecido apenas como Lame_Duck, esta distribuição tinha como atrativo a possibilidade de rodar em máquinas antigas com até 16 MB de RAM e com processador já obsoleto, como o Pentium 100 por exemplo.
Possuía um gerenciador de janelas simples e aplicativos leves para os usuários que possuem PCs sem muito poder de processamento. Para manter esta compatibilidade com hardwares antigos, em toda sua existência os desenvolvedores mantiveram o núcleo Linux na versão 2.4.x.
Utilizando ferramentas do próprio Debian, a Dizinha Linux foi tão intuitiva quanto outras distribuições baseadas noDebian.
Etimologia
O nome Dizinha teve origem, segundo o criador da distribuição, em uma versão reduzida de Distribuiçãozinha ouDistrozinha já que é leve e pequena se comparada com outras distribuições.
Dizinha é um nome de gênero feminino, ou seja, o correto é A Dizinha e não O Dizinha. É comum a confusão, já que outras distribuições Linux também têm nomes que parecem ser de gênero feminino, mas são tratados como nomes de gênero masculino (ex: Debian e Fedora).
Especificações
Para uma distribuição linux enxuta e compatível com máquinas antigas, a Dizinha oferecia um pacote básico de aplicações em sua versão Lite como navegadores de internet (Firefox e Opera), alguns programas multimídia em modo texto e editores de texto e outras ferramentas básicas de um sistema operacional.
Seu ambiente gráfico padrão era o IceWM que aceita vários temas que podem ser construídos pelo usuários ou baixados pela internet.
A mesma contava com o Painel X, o painel de controle da Dizinha. A partir dele, você poderia configurar a Dizinha, instalar modems e outros tipo de hardwares e até outros softwares.
Na sua versão Full, ela contava com aplicativos como GIMP, emuladores de videogame, jogos, outros programas de rede como Pidgin e o gFTP e outros programas multimídiae o IceWM Control Panel, o painel de controle do desktop IceWm.
Projeto descontinuado
No inicio de 2008 os atuais mantedores da Dizinha resolveram descontinuá-la e incorporar seus recursos em um outra distribuição derivada do projeto Dizinha, a NeoDizinha Linux.
A terceira versão da NeoDizinha Linux que contaria com os antigos recursos da Dizinha estava em desenvolvimento sem data marcada para lançamento.
Recentemente houve o lançamento de uma versão de testes para a NeoDizinha, batizada de 3.1b, entretanto tal versão apresentou alguns problemas na instalação. Em abril chegou-se a cogitar a possibilidade de lançamento da nova versão, o que de fato não se concretizou.
Em 26 de Dezembro de 2009, o autor anunciou, no site oficial, que o projeto NeoDizinha também fora descontinuado.
Ligações externas
- Antiga página oficial da Dizinha Linux
No comments:
Post a Comment